5 razões para colocar um conteúdo rico atrás de um formulário

5 razões para colocar um conteúdo rico atrás de um formulário

1 – Conhecer quem está baixando o material

O que você prefere: ter 300 downloads do seu material e não ter a menor ideia de quem são essas pessoas, ou ter as informações de contato de 100 pessoas que preencheram o formulário, sabendo que essas realmente se interessaram pelo assunto a ponto de fazê-lo?

Além disso, ao saber que tipo de pessoa está baixando o conteúdo, aos poucos vamos formando um conhecimento tácito sobre que tipo de pessoa a empresa está atraindo com seus esforços de Marketing Digital. É comum usar esse conhecimento para calibrar as ações, como por exemplo, deixar posts mais ou menos técnicos, investir mais em determinado canal e menos em outro, etc.

2 – Criar uma base e inteligência sobre os Leads

Com a plataforma tecnológica adequada, é possível agregar todas essas informações de Leads em uma única base, adicionando informações complementares na medida que novas conversões e interações vão acontecendo ao longo do tempo.

Para cada Lead, por exemplo, é possível saber qual a fonte de tráfego que originou a primeira visita, quais foram os outros materiais baixados, qual é o seu perfil e quais interações que ele teve com a empresa nas mídias sociais, entre outras. Essas informações são fundamentais para a área comercial conseguir ser muito mais efetiva nas suas ações.

3 – Analisar o desempenho e a eficácia dos materiais

Sem as informações dos Leads e o histórico dos mesmos, fica mais difícil analisar que tipo de material está sendo eficiente em atrai-los e, ultimamente, convertê-los em clientes.

Um efeito complementar disso é que a empresa pode acabar ficando desencorajada a criar novos materiais e manter ou ampliar os investimentos em Marketing Digital, pois torna-se complicado analisar a contribuição real deles para a geração de negócios. Por outro lado – e é que o costumamos ver na RD e em diversos clientes – tendo acesso a esse histórico fica evidente a contribuição de bons materiais dentro do processo de venda.

4 – Ter uma “plataforma de lançamento” para cada novo material


Ao captar os contatos dos Leads – especialmente o email – essa lista vai se acumulando na sua base e sua empresa não precisa sempre “começar do zero” com a divulgação. Ao lançar um novo material, assim como recomenda-se promovê-lo nos outros ativos de Marketing da empresa (Twitter, Facebook, Blog, etc.), pode-se enviar um email promocional para essa base.

Quando isso acontece, o alcance do email é maior do que nas outras redes, já que as pessoas não “perdem” as mensagens que recebem. Mais do que isso: como os Leads já baixaram algum outro material, eles já confiam e sabem o que esperar da sua oferta, e consequentemente convertem novamente e ajudam a promover o material. Isso sem contar que tornam-se cada vez mais educados e estimulados a virarem clientes da sua empresa.

5 – Espalhar a mensagem e aumentar o alcance da empresa no Twitter, Facebook, etc.

Quanto mais materiais sua empresa desenvolver, mais ela vai fazer crescer sua base de Leads e mais vai poder afinar o relacionamento com os mesmos.

Uma vez que essas pessoas estão se relacionando com sua empresa e estão acompanhando de perto seu trabalho, maiores são as chances delas virarem seguidores do seu Blog, Twitter, Facebook, etc. Como consequência, essas pessoas também são bem propensas a compartilhar os conteúdos e produtos/serviços da sua empresa com seus amigos e contatos de negócio, fazendo com que os mesmos passem a conhecer sua empresa e iniciem novamente o ciclo.

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