O que é CRO e como essa técnica pode fazer sua empresa crescer

O que é CRO e como essa técnica pode fazer sua empresa crescer


Entenda como a Otimização da Conversão melhora o desempenho do seu site e contribui para o crescimento da sua empresa

Você percebeu que o termo CRO tem sido cada vez mais discutido por profissionais e entusiastas de Marketing Digital?

O motivo desse aumento de interesse pelo conceito não é à toa: o CRO realmente pode melhorar as conversões em qualquer site, desde que executada com cuidado e boas análises.

O que é CRO

Conversion Rate Optimization (CRO ou, em português, Otimização de Conversão) é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de um site, extraindo mais do tráfego que o endereço já tem. Assim, é possível aumentar as conversões sem necessariamente aumentar o número de visitantes.

Além do site em si, Landing Pages de materiais ricos, pedidos de trial e Calls-to-Action também podem ser otimizados com a técnica.

Colocando esse conceito em prática, vamos tomar como exemplo o site de um escritório de advocacia. O site possui um link para contato no rodapé da página e, de uma média de 2 mil visitantes mensais, recebe 20 mensagens nesse período. Ou seja, apenas 1%. Sabendo disso, o site pode, em vez de tentar aumentar o número de visitas, aumentar a taxa de cliques no “fale conosco” e conseguir mais clientes com a mesma média de visitas mensais.

Aqui na Resultados Digitais, utilizamos essa prática com vários testes. Um exemplo é quando tínhamos um problema com poucos pontos de contato no site e isso dificultava que pedidos de orçamento ou testes do RD Station Marketing.

Para resolver, colocamos algumas opções de contato com variações da chamada deCall-to-Action em diversas partes da jornada do usuário no site.

Por que CRO é importante para sua empresa?

Estamos vivendo uma época na qual o mercado online está cada vez mais aquecido e sempre recebendo novos investimentos nessa área. Dessa forma, a concorrência, que antes era pequena passou a ser, em alguns nichos, tão grande quanto no meio offline.

Como consequência, a cada dia que passa fica mais difícil (e consequentemente mais caro) gerar tráfego para sua empresa, seja pelo preço dos anúncios no leilão que aumenta, ou pelos esforços em SEO que precisam se intensificar.

Por isso, quando a ideia de CRO surgiu, rapidamente ganhou popularidade entre profissionais de marketing, uma vez que permite aumentar o número de conversões em um site mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

Como proporciona esse aumento de resultados sem aumento do investimento nos canais de aquisição, um bom trabalho de CRO consegue impactar e reduzir muito oCAC (custo de aquisição de clientes).

Ainda assim, é muito comum ouvir por aí frases como: “meu site está impecável e já converte muito bem as visitas em Lead, não preciso investir mais em CRO”. Bem, esse é um dos enganos comuns que as pessoas cometem, já que todo site sempre terá espaço para melhorias. O que vai determinar a quantidade e qualidade delas será a sua capacidade de se aprofundar nos dados do seu site através de uma visão bem analítica.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat